Como escolher a escola ideal para o seu filho
- Baixe este guia em inglês (PDF) aqui.
- Para fazer o download dessas informações em seu idioma nativo, use o navegador para imprimir esta página.
- Visualize nosso kit de ferramentas para registro escolar para famílias.
O que é uma escola “ideal”?
Muitas vezes nos perguntam qual é a melhor escola. Nossa resposta? É complicado. Reconhecemos que há muitas opções de escolas em Boston e que cada família/aluno são únicos. A escola ideal varia de acordo com a família e pode até ser considerada diferente pelos próprios alunos.
A ferramenta Boston School Finder entende que os processos de seleção, cadastro e matrícula das escolas podem ser exaustivos para as famílias. Este guia foi desenvolvido para ajudá-lo a pensar sobre o que seria uma escola ideal para a sua família e como escolher a escola ideal para o seu filho. Ao refletir sobre as prioridades da sua família para a educação do seu filho, este guia pode facilitar a escolha de uma escola que seja ideal para suas necessidades e prioridades.
Pesquisas mostram que o envolvimento dos pais na escola tem um impacto positivo sobre a frequência e o desempenho acadêmico dos alunos, então vamos começar!
Etapa 1: crie sua lista de prioridades.
Use as perguntas abaixo para ajudar a identificar o que é mais importante para a sua família na escola e na educação do seu filho. Responda às perguntas abaixo para determinar as qualidades "obrigatórias" para a sua família: são as qualidades que a escola do seu filho deve ter e que são mais importantes para você em uma instituição de ensino.
Considere também: que tipo de ambiente meu filho precisa para aprender? O que é importante para a minha família? Lembre-se: você é o especialista quando se trata do seu filho.
QUESTÕES ACADÊMICAS: quais são as minhas prioridades para a experiência de aprendizado do meu filho?
- Meu filho está aprendendo a ler e fazer contas segundo as expectativas para a sua idade
- Possui um método de afiliação ou ensino específico (por exemplo, católico, de outra afiliação religiosa, Montessori, Reggio-Emilia, Waldorf ou outro método de ensino)
- Meu filho está aprendendo a ler e fazer contas segundo as expectativas para a sua idade
- Especializado em uma área específica (por exemplo, Ciências, matemática, artes, imersão em idioma, etc.)
- Sólido departamento ou programa de ensino especial
- Sólido departamento ou programa do aprendiz da língua inglesa
- Tamanho da turma: prefiro que não haja mais que _____ crianças em cada turma.
- Outras prioridades acadêmicas
SEGURANÇA: o que faz meu filho se sentir física e emocionalmente seguro na escola?
DIVERSIDADE DO ALUNO: quão importante é para você a diversidade racial e/ou a socioeconômica dos alunos e de suas famílias?
DIVERSIDADE DO PESSOAL: quão importante para você é a diversidade do pessoal da escola (por exemplo, professores, administradores, especialistas, etc.)?
ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: quais instalações a escola precisa ter?
- Ginásio
- Estúdio ou sala de artes
- Sala de música
- Laboratório de ciências
- Laboratório de informática
- Campos de atletismo
- Playground
- Outros
PROGRAMAS: quais programas precisam estar disponíveis na escola?
- Esportes
- Artes plásticas ou cênicas
- Languages
- Parceiros comunitários
- Envolvimento dos pais
- Outros
LOGÍSTICA: que necessidades práticas devem ser atendidas para a minha família?
- Transporte incluído
- Transporte casa-trabalho-casa em menos de _____ minutos
- Distance less than _____ milhas
- Hora de início: _____:_____ da manhã
- Hora de término: _____:_____ da manhã
- Programas antes da escola (Before School) disponíveis
- Programas após a escola (After School) disponíveis
- Uniforme obrigatório
CUSTO: você está disposto a considerar escolas pagas (mensalidade escolar) como uma opção?
- Sim
- Sim, mas somente se recebermos ajuda financeira ou bolsas de estudos
- Não
COMUNICAÇÃO: como a escola deve se comunicar com a minha família?
- Por meio de um contato de alcance familiar na escola ou um programa de alcance familiar
- Materiais traduzidos para um idioma específico
- Um administrador ou professor que fala um idioma específico
- Participação da família: quanto eu gostaria de participar da escola e de que maneira?
Etapa 2: faça uma lista das escolas de seu interesse e revise todos os dados disponíveis de cada escola.
Use um planejador para listar as escolas que você está considerando e acompanhar quais informações você coletou antes de tomar a decisão de visita. Em seguida, com base em sua pesquisa inicial sobre cada escola, tome a decisão de visitar ou não, pessoalmente, cada escola escolhida.
Ao fazer sua lista, considere o seguinte: esta escola seria uma boa opção para o seu filho? Deseja visitar a escola?
Sugerimos que você visite pelo menos duas a três escolas, mas você pode optar por visitar mais. Para cada escola da sua lista, faça a seguinte pesquisa inicial:
- Visite o site da escola
- Visite o feed da escola no Twitter (se aplicável)
- Visite a página da escola no Facebook (se aplicável)
- Exiba a página perfil da escola aqui no nosso site
Depois de concluir sua pesquisa inicial on-line, considere: você encontrou as informações necessárias e achou fáceis de entender?
Etapa 3: obtenha mais informações de fontes confiáveis caso ainda tenha dúvidas sobre as escolas.
Pergunte a dois ou três amigos, familiares ou membros da comunidade o que eles mais gostam - ou menos gostam - na escola de seus filhos. Anote algumas de suas ideias para ajudar na hora de tomar decisões de visita. Pergunte a eles o seguinte:
- Onde fica a escola atual do seu filho e em que série ele está?
- O que eles mais gostam a respeito da escola de seus filhos?
- O que eles gostariam que fosse diferente na escola de seus filhos?
Etapa 4: agende suas visitas às escolas.
A maioria das escolas realiza sessões informativas/visitas para as famílias interessadas. Encontre datas/horários das Escolas Públicas de Boston aqui e visite o site das escolas independentes para consultar seus eventos.
Se nenhuma das datas ou horários forem bons para você, ligue ou envie um e-mail para a escola a fim de agendar outro horário. Eis um script que você pode usar ao telefone ou por e-mail:
Script de solicitação de visita à escola
Olá,
Meu nome é _____ e tenho um filho que entrará na _____ série no outono do próximo ano. Estamos considerando sua escola como uma opção para o nosso filho. Gostaria de visitar sua escola e fazer um tour, mas os dias/horários publicados como disponíveis não se encaixam na minha agenda.
>>> Ou:
Quando eu poderia visitar sua escola?
>>> Ou:
Estou disponível nestes dias e horários: [liste aqui os dias e horários]. Seria possível agendarmos uma visita para um desses horários?
>>> Se necessário, acrescente:
Não falo inglês fluentemente. Meu idioma nativo é o [seu idioma] e, durante a minha visita, eu preciso de um intérprete que fale esse idioma.
Obrigado pela ajuda.
Atenciosamente,
[Seu nome e dados de contato]
Etapa 5: visite cada escola.
Faça uma cópia deste checklist para cada escola que for visitar. Considere todos os itens a seguir ao visitar as instalações e conversar com a equipe (checklist adaptado do livro Beyond Test Scores, de Jack Schneider).
Eu conheci os espaços físicos da escola:
- A parte externa da escola parece limpa e bem cuidada: construções, playground, áreas de sala de aula ao ar livre, etc.
- O interior da escola parece limpo e bem cuidado: salas de aula, lanchonete, biblioteca, laboratório de informática, ginásio, banheiros, etc.
- Os corredores parecem em ordem e seguros.
Eu estou ciente dos valores da escola e acredito que meu filho estará emocionalmente seguro aqui:
- Os adultos falam um com o outro de uma maneira que me deixa à vontade.
- Os alunos falam um com o outro de uma maneira que me deixa à vontade.
- Os adultos falam com os alunos de uma maneira que me deixa à vontade.
- Os adultos parecem ter um temperamento equilibrado e consistente, mesmo diante de comportamentos inadequados por parte dos alunos.
- Estou ciente das maneiras pelas quais os pais podem trabalhar com a escola e isso se encaixa na maneira como eu gostaria de me envolver.
- Sinto-me à vontade para fazer perguntas ao líder da escola. Eles respondem às minhas perguntas de uma maneira que me deixa à vontade.
- Sinto-me à vontade para fazer perguntas aos pais de alunos antigos. Eles respondem às minhas perguntas de uma maneira que me deixa à vontade.
- Estou ciente dos pontos fortes e em desenvolvimento da escola e me sinto à vontade para colocar meu filho aqui.
Estou ciente da maneira como a escola aborda questões acadêmicas:
- Nas salas de aula, pude observar os alunos fazendo perguntas e conversando.
- Nas salas de aula, pude observar os professores dedicando um tempo para responder perguntas de maneira aprofundada.
- Nas salas de aula, pude observar a maioria dos alunos participando, não apenas alguns.
- Estou ciente dos apoios existentes para alunos que estão com dificuldades ou em atraso e como usá-los.
- Estou ciente das expectativas acadêmicas que os funcionários têm para os alunos. Acredito que essas expectativas são adequadas à idade e ajudarão as crianças a aprender.
- O currículo e o ensino são eficazes para ajudar meu filho a cumprir essas expectativas acadêmicas.
- Eu pude observar a sala de aula de outras séries e gostaria de ver meu filho fazendo essas coisas na escola.
- Estou ciente da forma como a escola está atendendo às necessidades de todos os alunos - inclusive daqueles com necessidades específicas e aprendizes da língua inglesa ou alunos com IEP, ou os alunos de diferentes culturas e origens.
Estou ciente dos recursos que escola possui e daquilo que ela não dispõe e me sinto à vontade com o nível de recursos disponíveis aqui:
- Estou ciente das organizações parceiras da escola e da maneira como essas parceiras funcionam.
- Estou ciente dos maiores desafios de recursos e da maneira como a escola lida com esses desafios.
- Estou ciente dos tipos de apoio que os alunos normalmente recebem dos funcionários não docentes - como conselheiros ou enfermeiros.
- Penso que as instalações da escola sejam adequadas e atenderão às necessidades do meu filho.
- Eu gosto dos programas disponíveis na escola (por exemplo, artes, professor de música, educação física, etc.).
- Sinto-me à vontade com a forma como os pais apoiam a escola e como isso afeta os alunos.
- Sinto-me à vontade com a frequência com que meu filho tem a oportunidade de se envolver com a comunidade fora da escola.
Acredito que esta escola seja uma boa opção para o meu filho:
- Estou ciente de que nenhuma escola é perfeita e meus itens prioritários são atendidos por essa escola.
- Eu acredito nos valores, na visão e na liderança da escola.
- Acredito que esta escola possa atender meu filho em todas as séries que possui, não apenas naquela em que ele está ingressando.
- Acredito que meu filho se sentirá à vontade e seguro e que poderá aprender e se desenvolver nesta escola.
Alguma dúvida?
Nossos especialistas darão a você as informações corretas para encontrar a melhor escola